Escher
A MATEMÁTICA E ESCHER
CLARICE SIMÕES DA SILVA
JULIANA BISPO DA SILVA
SÃO PAULO
2012
A MATEMÁTICA E ESCHER
Maurits Cornelis Escher, ou simplesmente Escher, como é conhecido mundialmente, nasceu na Holanda em 17 de junho de 1898. Nunca foi um bom aluno durante seu período escolar, tanto que não conseguiu concluir seus estudos nem obter seu diploma. Mas apesar de tal fato, se sobressaia de maneira brilhante nas aulas de artes e sua professora o instigou dando-lhe apoio para seguir neste caminho.
“Pássaro Numa Gaiola” foi a única obra que restou de seus tempos de escola que, apesar de não haver alcançado nota suficiente, já revelava seu extraordinário talento artístico.
Escher vem de uma família voltada para as ciências exatas, seu pai, George Arnold Escher, era engenheiro civil e o incentivou a cursar arquitetura
Figura 1 – Mauritis Cornelis Escher
devido seu talento artístico e também lhe encorajou
desde tenra idade a aprender arte voltada para carpintaria, algo que lhe seria muito útil mais tarde. Porém, foi na adolescência que descobriu sua vocação para o desenho e litogravuras, e foi um dos fatores determinantes para a troca do curso de arquitetura para artes gráficas.
O professor de gravura artística, Samuel Jessurum de Mesquita, ao observar os trabalhos de Escher detectou que este tinha mais talento para as artes decorativas, do que para arquitetura em si. E foi muito a contragosto que o pai de Escher permitiu que trocasse de curso. No fim, Escher não concluiu seus estudos no ensino superior, devido a problemas de saúde, mas quando em 1922 deixa a Escola de
Artes Decorativas e também seu mestre, Samuel Jessurum de Mesquita, já possuía uma vasta experiência quanto à arte e foi nas suas muitas viagens que desenvolveu e aprimorou ainda mais os seus talentos.
É um dos poucos artistas que relacionou matemática com arte, pois aparentemente estas duas disciplinas não apresentam características semelhantes que impliquem na sua junção.