Escher
DESIGN
Jessica Elaine Pereira Chagas
ESCHER
São Luís, MA
2013
M. C. ESCHER: Vida e obra
Mauritus Cornelis Escher, artista conhecido por suas litogravuras e xilogravuras, nasceu na Holanda em 1898, dedicou sua vida a arte gráfica, desde cedo demonstrou ser um jovem brilhante, apesar de muitos autores acreditarem que ele não tinha muito interesse pelos estudos. Foi graças aos seus pais que Escher conseguiu ingressar na Escola de Belas Artes Haarlem para estudar arquitetura. Porém, antes disso ele desenvolveu uma técnica chamada línea-gravura, com a qual produziu seus primeiros trabalhos.
Ainda na Haarlem, conheceu o professor de Artes Gráficas e diretor da escola, Jesserum de Mesquita, com ele aprendeu as técnicas do desenho e se deixou fascinar pela arte e gravura. A paixão foi tamanha pelas artes gráficas que Escher decidiu abandonar o curso de arquitetura para cursar Artes Gráficas. Após terminar os estudos decidiu viajar mundo a fora e conheceu a Espanha, Itália, Suíça e Bélgica de onde volta para a Holanda (seu país natal). Tantas culturas e tantos lugares deram uma incrível bagagem à Escher: conheceu os azulejos mouros em Granada, Espanha. A paixão dele por figuras geométricas e divisão regular do plano teve início com esses contatos com a cultura árabe. Porém no preenchimento das superfícies, ele utilizava figuras concretas, existentes na natureza, como animais e pessoas.
Mesmo sem muitos conhecimentos matemáticos, Escher conseguiu através do estudo sistemático e da experimentação, diferentes grupos de combinações isométricas que deixam determinado forma ou ornamento invariante. Aos poucos ele vai sendo cada vez mais ousado e além das jogadas com a geometria ele passa a misturar formas tridimensionais em algum tipo de ciclo sem fim, onde uma fase se dilui em outra. A sua litografia “Reptilies” é um bom exemplo dessa tridimensionalidade com o jogo de