Conceito Estatistica
O termo estatística provém do latim statisticum collegium (“conselho de Estado”) e do seu derivado italiano statista (“homem de Estado ou estadista”). Em 1749, o Alemão Gottfried Achenwall passou a utilizar a palavra alemã statistik para se referir à análise de dados estatais. Como tal, as origens da estatística estão relacionadas com o governo e os seus corpos administrativos.
“Estatística aplicada refere-se às tecnicas pelas quais os dados de natureza quantitativa são coletados, organizados, apresentados e analisados” (Kazmier, 2004, p. 1)
A estatística aplicada pode dividir-se em dois ramos: a estatística descritiva (diz respeito aos métodos de recolha, descrição, visualização e ao resumo dos dados, os quais podem ser apresentados sob a forma numérica ou gráfica) e a inferência estatística (a criação dos modelos e prenúncios relacionados com os fenómenos estudados, tendo em conta o aspecto aleatório e a incerteza das observações). Conceito Dados Estatistico
De acordo com as definições formais, tem-se que dados são observações coletadas (por exemplo, medidas, sexo, respostas de sondagens) e que Estatística é um conjunto de métodos para o planejamento de estudos e experimentos, obtenção de dados e consequente organização, resumo, apresentação, análise, interpretação e elaboração de conclusões baseadas nos dados (TRIOLA, 2008). Nesse sentido, dados estatísticos são observações coletadas, apresentadas de forma sintética e organizada. Quando os dados coletados não foram organizados de forma sistemática, são considerados dados brutos.
Eles podem ser classificados de acordo com a origem, dividindo-se em: dados secundários, que são aqueles coletados para uma finalidade diferente do problema em pauta; e dados primários, que constituem dados coletados ou produzidos pelo pesquisador, especificamente para resolver o problema da pesquisa (MALHOTRA, 2006).
Podem, também, ser classificados de acordo com o tipo de variável, divididos em: a) Nominais