Vida de KENZO TANGE
(1913-2005)
Nasceu em Osaka, Japão em 4 de Setembro de 1913. Kenzo teve grande participação no caráter construtivo e paisagem urbana do novo Japão pós-guerra, trazendo inovações construtivas e estéticas fora do padrão japonês. Estudou e se formou na Universidade de Tóquio no ano de 1938, foi muito influenciado por seu mestre Kunio Maekawa, discípulo japonês de Le Corbusier, Kenzo foi um dos primeiros arquitetos japoneses a aderir ao modernismo. Após uma formação suplementar como engenheiro, em 1963, Kenzo se tornou professor da Universidade de Tóquio, da cadeira de Engenharia Urbana, cargo em que permaneceu por 11 anos, sem nunca deixar de realizar novos projetos. Kenzo foi vencedor do Prêmio Pritzker, de 1987 o qual foi o quinto ganhador do premio de fora dos Estados Unidos. Tange além de receber o Premio Pritzker, recebeu medalhas de ouro do RIBA (Royal Institute of British Architects), do AIA (The American Institute of Architects ), assim como da Academia Francesa de Arquitetura.
OBRAS MAIS RELEVANTES:
ST. MARY’S CATHEDRAL – TOQUIO, JAPÃO (1955)
A Catedral de Tóquio foi concluída em 1964, substituindo a antiga catedral de madeira, em estilo gótico, queimado durante a guerra.
Estrutura de concreto, um conceito simples e complexo em forma, que lembra a leveza de um pássaro e suas asas.
YOYOGI NATIONAL GYMNASIUM - PARA AS OLIMPÍADAS DE VERÃO,
TÓQUIO (1964)
Telhado dinamicamente suspenso e materiais brutos formam um dos perfis de construção mais emblemáticos do mundo; Pavilhão – 5.300 pessoas, Ginásio – 10.500 pessoas.
CENTRO DA PAZ DE HIROSHIMA E PARQUE MEMORIAL (1949-1956)
Construído com o intuito de preservar a memória das consequências que a guerra causou, Kenzo Tange procurou dar destaque a um dos poucos edifícios “sobreviventes” aos bombardeios nucleares de agosto de 1945, a Cúpula Genbaku ou Cúpula da Bomba Atômica, foi primitivamente concebido por Jan Letzel, arquiteto tcheco, para ser a sede da