vocês pedem
Uma das características mais importantes do zinco é a sua resistência à corrosão em ambiente atmosférico normal, úmido, ácido, maresia ou qualquer outro agente agressivo. Essa característica permite seu uso na proteção contra corrosão de superfícies metálicas (aço e ferro fundido), com a aplicação por diferentes processos de revestimento, sendo o processo de Galvanização por Imersão a Quente o mais utilizado.
Principalmente pela formação de películas estáveis de óxidos, o próprio revestimento adquire a propriedade de proteção contra corrosão, além de proteger catodicamente à superfície do aço, quando ocorre descontinuidade do revestimento, pois é mais eletronegativo que o aço.
Com a adição de alumínio e outros elementos, associado ao baixo ponto de fusão, forma a liga denominada comercialmente de Zamac, utilizada principalmente no processo de fundição sob pressão devido às suas propriedades mecânicas, físicas e de fundição.
O zinco pode ser facilmente conformado mecanicamente (laminado ou extrudado) acima de 100 ºC, devido à sua elevada ductilidade.
Principais aplicações:
Processos de galvanização;
Fabricação de ligas destinadas à fundição de peças, produtos de pilhas, latão, etc;
Zamac
As ligas de zinco são usadas industrialmente, principalmente para fundição sob pressão e são comercialmente chamadas Zamac. São ligas de zinco com alumínio, magnésio e cobre.
De todas as ligas não-ferrosas para a fundição sob pressão, as ligas de zinco são as que possuem maior campo de utilização, devido às suas particulares propriedades físicas, mecânicas e de fundição, associadas a uma capacidade de poderem ser facilmente revestidas por eletrodeposição (cobreação, niquelação e cromação) ou por pinturas com tintas e vernizes.
Os seus baixos pontos de fusão (aproximadamente 385ºC) conferem ao molde permanente longa vida, permitindo a produção de grandes séries de peças fundidas.
A grande fluidez dessas ligas facilita a obtenção de peças de