Voce gosta de um lider?
Pensa como poderia se tornar um? De verdade?
Então não seja estrela e desça do palco e
T R A B A L H E !
Charles de Gaulle , presidente da França, gostava de lembrar as pessoas de que " os cemitérios estão cheios de homens indispensáveis. "
Se você esqueçer desse lembrete de humildade é improvável que você construa algo que dure mais tempo do que você.
Em seu livro seminal " Good to Great ", Jim Collins faz observação crítica acerca de alguns CEOs " rockstar " que deixam uma empresa com lucros recordes , produtividade e reputação - mas que as mesmas falhas de organização e administração “virais” logo depois que eles saem .
Isso é um grande exemplo de um líder que garante a sua própria fama e sucesso , ao invés da segurança a longo prazo da empresa.
Líderes fortes muitas vezes pode sentir que eles estão fazendo a diferença vital para tudo - e todos - em uma organização. Eles acreditam que o legado da empresa e seu legado é a mesma coisa.
Mas esse tipo de auto-importância é tóxico e envenena o bom senso, não sendo confiável.
Líderes com uma atitude impregnada de auto-confiança muitas vezes imprimem deliberadamente acções carregadas de personalização e imodéstia. São muitas vezes demasiado distraídos, fazendo se passar por o “cara” mas esperto da “área” para tapar o vazamento da água que pode inundar a sala, porém o que ocorre é que a arrogância e prepotência pressionam o furo e antes mesmo de sair da sala ( da empresa) a água volta a vazar. Se ocorre depois de sua saída, certamente inundará a sala. Isso é exatamente o que aconteceu na Enron. Quando Jeff Skilling proclamou "Eu sou Enron ", a gigante de energia estava em seu auge . Se Skilling tivesse a humildade de puxar a cabeça para fora das nuvens, ele teria visto visto a água que já estava no tornozelo.
A arrogância da equipe de Lay- Skilling - Fastow não apenas destruiu a Enron ; como sua falta de humildade prejudicou demasiadamente a confiança do público em geral,