Viturde
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo
Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito. A virtude na doutrina católica
Segundo a doutrina da Igreja Católica , e especialmente Gregório de Nissa, a virtude é " uma disposição habitual e firme para fazer o bem", sendo o fim de uma vida virtuosa tornar-se semelhante a Deus [1] .
Existem numerosas virtudes que se relacionam entre si tornando virtuosa a própria vida. No Catolicismo , existem 2 categorias de virtudes: as virtudes teologais , cuja origem, motivo e objeto imediato são o próprio Deus . Os cristãos acreditam que elas são infundidas no homem com a graça santificante, e que elas tornam os homens capazes de viver em relação com a Santíssima Trindade.
Elas fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas . Para os cristãos, elas são o penhor da presença e da ação do Espírito
Santo nas faculdades do ser humano [2] .
As virtudes teologais são três:
Fé : através dela, os cristãos crêem em
Deus , nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade . Pela fé, " o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6) ".
Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo , esperam a vida eterna e o Reino de
Deus , colocando a sua confiança perseverante nas