Vitoria e novo arrabalde
Campus I – Foz do Iguaçu - Paraná
CURSO
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO NO BRASIL III
(Primeiro Bimestre 2012 – 7º Período Noturno)
TRABALHO
URBANISMO NO BRASIL 1895-1965
(Projeto de um Novo Arrabalde – VITÓRIA - ES)
DOCENTE
DISCENTES
Março/2012 1) Vitória e o Novo Arrabalde no contexto econômico da época:
Trata-se do projeto de um Novo Arrabalde para Vitória (ES), a primeira proposta de expansão urbana desenvolvida pelo engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, em 1896, e também a primeira da cidade.
Como parte do plano de governo do então presidente do estado do Espirito Santo, José de Melo Carvalho Muniz Freire (1892-1896), o projeto de um Novo Arrabalde para Vitória indica a inserção da capital capixaba na questão urbana da época.
No final do século XIX, Vitória apresentava graves problemas sanitários, mas sua economia não se situava entre as das principais cidades do país.
A ocupação e colonização do interior do estado por imigrantes europeus, à expansão da cultura cafeeira e a presença, na capital, de casas de exportação de café na segunda metade do século XIX, indicavam alterações dinamizadoras no quadro da economia estadual, embora ainda modestas.
Vitória era pólo apenas da região central do estado.
1-1-Síntese:
Analisando a situação geográfica da cidade de Vitória, pode se dizer que foi um desafio para o engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, o projeto sanitário de Vitória foi muito bem detalhado, além da parte do projeto urbanístico que aconteceu um pouco mais tarde, a cidade precisava resolver seus problemas sanitários, em primeiro lugar, porque a população vivenciava graves problemas de higiene, por isso as intervenções visando melhorias aconteceram principalmente onde os riscos de epidemia eram maiores, apesar de a economia estar se recuperando a passos lentos, havia necessidade de expansão do saneamento de