ROMANTISMO
SUBLIME NA ARQUITETURA,
CIDADES E JARDINS
ROMANTISMO
O Romantismo foi todo um período cultural, artístico e literário que se iniciou na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. A Itália,
Alemanha, e Inglaterra foram consideradas os berços do movimento.
Porém, na França o romantismo ganhou força como em nenhum outro pais e através de grandes artistas franceses, os ideais romanticos espalharam-se pela Europa pela América.
Suas principais características foram:
*Subjetividade : É como indivíduo vê, sente, pensa à respeito sobre algo e que não segue um padrão, pois sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas); *Sentimentalismo : É a capacidade ou predisposição para colocar os sentimentos à frente do pensamento racional;
*Idealismo: É traçar um perfil do ideal, sem que isso seja a realidade;
*Anticlassicismo: É a liberdade de pensamento e de criação com maior liberdade no uso de formas e mistura de gêneros (oposto ao Classicismo e Neoclassicismo).
Romantismo no Brasil:
Em 1822 após a independência do Brasil cresceu o sentimento de nacionalismo e exaltação a natureza da pátria e buscou-se no passado histórico a criação de um herói nacional, no caso brasileiro, o índio (o nosso cavaleiro medieval). Essas características já tinham sido cultivadas na Europa e se encaixaram perfeitamente à necessidade brasileira de ofuscar profundas crises sociais, financeiras e econômicas que viviam na época.
De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado com o reflexo do autoritarismo de D. Pedro I e que se seguiu com o período regencial e a maioridade prematura de Pedro II. É neste ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo.
E nesse movimento tivemos o Sentimentalismo que promoveu o egocentrismo na sociedade uma vez que, o individuo se fechava e voltava para si mesmo perdendo a consciência do coletivo e do social.
E essa constante