Aptidão física
O termo aptidão física é muitas vezes compreendido como a capacidade requerida ao indivíduo para que este realize suas tarefas rotineiras. Assim, as situações do dia-a-dia, especialmente as físicas, exigem adaptações morfo-fisiológicas que atendam a um mínimo necessário para a realização destas tarefas. Neste sentido, a aptidão física refere-se ao estado de condicionamento físico que determina se o indivíduo está apto a realizar uma determinada atividade.
Alguns autores, explicam que a aptidão física, como definida pela Organização Mundial da Saúde, é a habilidade para desempenhar um trabalho muscular satisfatoriamente, compreendendo a resistência cardiorrespiratória, a força muscular, a resistência muscular e a flexibilidade, e é determinada por diversas variáveis, tais como a prática regular de atividade física, a dieta e a hereditariedade, entre outras.
FREQUÊNCIA CARDÍACA
Cada batida do coração bombeia uma quantidade determinada de sangue para a corrente sanguínea, visando nutrir e oxigenar os músculos. Com o hábito de fazer exercícios, você faz com que o seu coração se desenvolva, fique maior e mais forte do que o coração de uma pessoa sedentária. Assim, ele bombeia o sangue com maior eficiência e isso faz com que a sua freqüência cardíaca seja menor para movimentar um mesmo fluxo sanguíneo a cada minuto.
A frequência cardíaca (FC) é a quantidade de vezes que o coração bate em um minuto, medida em bpm (batimentos por minuto). Através dela podemos verificar a intensidade do exercício.
MUDANÇAS QUE OCORREM NO ORGANISMO EM FUNÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO
Durante o exercício físico, em função do esforço empreendido pelo organismo, ocorrem algumas mudanças que tem por objetivo possibilitar ao corpo a adaptação e a continuidade da tarefa desempenhada. Com o aumento do esforço físico, os músculos, necessitam de mais oxigênio e nutrientes, portanto o coração passa a bater mais rápido e mais forte. Como a captação do oxigênio e as trocas