Vitaminas
Três de Maio
2012
ALAN DIEGO LINK
CRISTIAN PATIAS
DIOGO
VITAMINAS
Trabalho de Conclusão da Disciplina de Bioquímica
Sociedade Educacional Três de Maio
Faculdade Três de maio
Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção
Professor Orientador: Renata Monteiro Collares
Três de Maio
2012
1 INTRODUÇÃO
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes ,sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.
Inicialmente as diversas vitaminas eram obtida industrialmente por extração de alimentos e hoje são, em sua maioria em razão econômica por síntese.
Embora quase todas elas sejam formadas no metabolismo de microrganismos, atualmente só há produção por fermentação da riboflavina (vitamina B2) e, principalmente, das cobalaminas (onde esta situada a vitamina