Vitaminas
Bioquímica
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
E HIDROSSOLÚVEIS
Campo Grande
2012
INTRODUÇÃO
As vitaminas são um grupo de compostos orgânicos, quimicamente não relacionados entre si, distribuídos nos reinos vegetal e animal. Embora necessárias em pequeníssimas quantidades na alimentação, as vitaminas são consideradas essenciais, ou seja, já que o organismo não as sintetiza, necessariamente devem ser obtidas através da alimentação.
As vitaminas são classificadas quanto à solubilidade, em vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. Nove vitaminas (ácido fólico, cobalamina, ácido ascórbico, piridoxina, tiamina, niacina, riboflavina, e ácido pantotênico) são classificadas como hidrossolúveis, enquanto quatro vitaminas (vitaminas A, D, K e E) são ditas lipossolúveis.
VITAMINAS
São compostos orgânicos imprescindíveis para algumas reações metabólicas específicas, agindo muitas vezes como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à saúde humana. São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos, ainda protegem o corpo humano contra diversas doenças. A maior parte das vitaminas não é sintetizada pelo organismo, embora o seu metabolismo normal dependa da presença de 13 vitaminas diferentes. As vitaminas ativam a oxidação dos alimentos, as reações metabólicas e facilitam a libertação e a utilização de energia, desta forma, permitem que o organismo possa aproveitar as substâncias plásticas e energéticas proporcionadas pela ingestão de alimentos: as proteínas, os açúcares, as féculas e as gorduras. A deficiência de vitaminas contribui para o mau funcionamento do organismo e facilita o aparecimento de doenças que são denominadas como avitaminoses.
CLASSIFICAÇÃO
As vitaminas são divididas em