vitaminas
Vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas é necessária a presença de lipídios, além de bílis e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.
Cada uma das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, tem um papel fisiológico separado e distinto. Na maior parte, são absorvidos com outros lipídios, e uma absorção eficiente requer a presença de bile e suco pancreático. São transportadas para o fígado através da ninfa como uma parte de lipoproteína e são estocadas em vários tecidos corpóreos, embora não todas nos mesmos tecidos, nem na mesma extensão.
Normalmente são excretadas na urina.
Vitamina A:
Inicialmente era um fator nutricional essencial para o crescimento, esta vitamina participa na visão, tem papel importante na regulação da expressão do gene e da diferenciação tecidual.
Vitamina D:
A vitamina D não é estritamente uma vitamina pois pode ser sintetizado na pele, na verdade na maioria das condições a síntese endógena e a principal fonte é a vitamina, Sua principal função é a regulação da absorção e homeostasia do cálcio; a maior parte de suas ações é mediada através de receptores nucleares que regulam a expressão genica. Existem relativamente poucas fontes de vitaminas D, principalmente óleo de peixe, ovos, fígado e manteiga fornecendo quantidades modestas.
Vitamina E:
Esta vitamina atua como antioxidante, lipossolúveis nas membranas celulares, mas muitas de suas funções podem ser substituídas, pelos antioxidantes sintéticos. Os óleos vegetais são