VITAMINAS
Bianca Maria Ruotulo
Isabella Fantaussi
Nicole Kemy Ida Miya
Taisa Carnelutt Chafrão
Vitaminas
Londrina
2014
Mariana Bisterço Bertonccini
Bianca Maria Ruotulo
Isabella Fantaussi
Nicole Kemy Ida Miya
Taisa Carnelutt Chafrão
Vitaminas
Trabalho apresentado ao Curso de Nutrição do período Noturno da Faculdade Unifil de Londrina, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Bioquímica.
Docente: Prof Dr Fernando Pereira dos Santos.
Londrina - PR
2014
1 INTRODUÇÃO
As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças. Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (hipovitaminose). Já a hipervitaminose, ou excesso de vitaminas, também traz problemas a nossa saúde. Ocorre quаndо о indivíduo ingere altos níveis dе vitaminas, quе pode lavar à um quadro dе intoxicação. O quadro clínico irá depender dа vitamina envolvida nа intoxicação.
As vitaminas são compostos bastante sensíveis podendo ser degradadas por vários fatores, como temperatura, presença de oxigênio, luz, umidade, pH, duração do tratamento a que foi submetido o alimento, entre outros. Portanto, o processamento de alimentos pode alterar significativamente a composição qualitativa e quantitativa destes nutrientes, apesar de tornar os alimentos mais atraentes ao paladar e aumentar sua vida de prateleira.
2 IMPORTÂNCIA DAS VITAMIAS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
As vitaminas são micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas.