Vitaminas
Chapecó – SC, 16 de Outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
Vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida, que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS em sua grande maioria), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares). A falta de vitaminas pode ser total - avitaminose -, ou parcial - hipovitaminose. Em ambas as situações, podem surgir manifestações classificadas como doenças carenciais. A falta de vitaminas pode ser provocada por: redução de ingestão, diminuição da absorção, por alterações da flora intestinal, alterações do metabolismo, etc.
O excesso de vitaminas - hipervitaminose - pode ser a conseqüência da ingestão, ou da administração exagerada de vitaminas.
DESENVOLVIMENTO
CLASSIFICAÇÃO DAS VITAMINAS
As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo organismo atraves da urina.
As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos. Por isso longos cozimentos devem ser evitados.
As vitaminas hidrossolúveis são: vitaminas do complexo B: vitamina B1; vitamina B2; vitamina B6; ácido pantotênico; niacina; biotina; ácido fólico (folato); vitamina B12; vitamina C. As vitaminas