Vitaminas
Amélia Juliane Silveira Messias
Mônica Maria Alves dos Santos
Riviane Silva
Vitaminas
Aracaju - Sergipe
2012
Amélia Juliane Silveira Messias
Mônica Maria Alves dos Santos
Riviane Silva
Relatório apresentado ao professor Amintas Figueiredo Lira, como parte das exigências nos critérios avaliativos concernentes à matéria Bioquímica SDE0024, turma 1003.
Aracaju – Sergipe
2012
1. Conceito
Vitaminas são moléculas orgânicas (compostos orgânicos de natureza e composição variada) exigidas pelo organismo em doses relativamente pequenas e que atuam no metabolismo celular como coenzimas. São chamadas de micronutrientes por dois motivos: primeiro por serem requeridas em quantidades muito pequenas, da ordem de miligramas ou microgramas por dia, segundo por serem essenciais, pois o organismo não pode sintetizar esses compostos necessários à manutenção de uma vida normal. (Conn & Stumpf, 1980; Lehninger, 1995).
2. Funções
Atuam compondo as coenzimas que são cofatores importantes que tomam parte da reações enzimáticas . As coenzimas são ainda, uma mistura de compostos orgânicos, sendo que muitos deles são vitaminas ou estão metabolicamente relacionados a elas.
Algumas das mais importantes coenzimas orgânicas são vitaminas e seus derivados, especialmente as do complexo B. Várias delas estão envolvidas em reações de oxidação-redução, que fornecem energia para o organismo. (Campbell, Mary K, 2006, 196p.)
Em sua composição encontramos o grupo funcional amina, que nos processos químicos são transferidos, a exemplo das vitaminas B2 (o piridoxal, a piroxidoamina, e a piridoxina e suas formas fosforiladas, que são as coenzimas) estão envolvidas nessa transferência de grupos amino de uma molécula à outra, importante na biossíntese de aminoácidos, cujos resíduos constituem proteínas, elementos indispensáveis na nutrição do organismo humano. (Campbell, Mary K, 2006, 197p.) Possuem função de catalisadores, sendo incluídas no