Vitaminas
1) Faça uma abordagem da importância e o que são as vitaminas.
Vitaminas são substancias orgânicas essenciais de natureza química heterogênea encontrados nos alimentos. Elas não são sintetizadas em quantidades apreciáveis por isso o corpo as recebe através da ingestão de alimentos em que elas estão presentes. Elas são de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. A grande maioria delas age como coenzima no metabolismo celular.
A falta de vitaminas pode ser chamada de avitaminose quando é total ou hipovitaminose quando é parcial e podem ser causados pela diminuição da ingestão e absorção e alterações na flora intestinal e no metabolismo. O excesso destas, chamado de hipervitaminose também é prejudicial e pode ser causado por ingestão ou administração exagerada de vitaminas.
2) Como elas podem ser classificadas quanto a solubilidade?
As vitaminas podem ser classificas quanto a sua solubilidade em lipídios (lipossolúveis) ou a sua solubilidade em água (hidrossolúveis), assim temos:
Lipossolúveis: são absorvidas pelo intestino com a ajuda de sais biliares segregados pelo fígado; não são usadas por microorganismos; sua via de entrada na circulação é pelos quilomicrons; se ingeridas em excesso podem alcançar níveis tóxicos no organismo; as mais importantes são as vitaminas A e D que são armazenadas principalmente no fígado, a vitamina E que é armazenada nos tecidos gordurosos e órgãos reprodutores e a vitamina K que é armazenada em quantidades pequenas.
Hidrossolúveis: não são armazenadas em altas doses pelo organismo; são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até o tecido onde serão utilizadas, o que não for utilizado será eliminado na urina; devem ser ingeridas diariamente; as mais importantes são as vitaminas C, H, Ácido Fólico, B1, B2, B3, B5, B6 e B12.
3- Faça o que é pedido sobre as vitaminas (A, C, D, E, K). Construa uma tabela colocando: a estrutura química, a classe que