VITAMINAS
Vitaminas substâncias orgânicas indispensáveis para o organismo humano crescer e se manter saudável. Geralmente, uma quantidade pequena de vitaminas ingeridas na alimentação é suficiente para suprir a necessidade dessas substâncias, que não são fabricadas pelo corpo humano. A deficiência ou a falta de uma ou de várias vitaminas provoca alterações no or-ganismo, caracterizadas por determinados sintomas. Essa carência pode ser suprida com uma dieta alimentar específica ou com medicamentos. As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos: lipossolúveis, isto é, solúveis em gorduras (lipídios), e hidrossolúveis ou so-lúveis em agua.
2.1 Vitaminas Lipossolúveis
Em nosso organismo, as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) são solúveis em lipídios e seus solventes e insolúveis em água. Elas são absorvidas junto com a gordura pelo sistema linfático e pela corrente sanguínea, precisando ligar-se a lipoproteínas para serem trans-portadas. Essas vitaminas não precisam ser consumidas diariamente, pois seu excesso é arma-zenado nos tecidos gordurosos e principalmente, no fígado. A ingestão insuficiente de gordu-ras dificulta a assimilação apropriada dessas vitaminas, com prejuízos para a saúde. Mas o acúmulo de vitaminas lipossolúveis nos tecidos gordurosos (hipervitaminose) também acarreta problemas para o organismo.
Vitamina A
A função básica da vitamina A é benéfica à visão tem como função específica na re-tina, onde promove a base molecular para excitação visual. Ajuda na reparação e manutenção dos tecidos corporais, resistência à infecção, crescimento ósseo, formação do esmalte dos den-tes, desenvolvimento do sistema nervoso, metabolismo e estrutura da membrana celular.
Também chamada retinol, a vitamina A é encontrada somente nos alimentos de ori-gem animal, principalmente nos óleos de peixes. Outras boas fontes de vitamina são: a gema de ovo, o fígado bovino, o leite e seus derivados. Vegetais que contêm carotenoides, substân-cias coloridas,