Vitaminas
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Por isso, fique atento à alimentação de seus peixes e o que as vitaminas são capazes de fazer por eles. Mas lembre-se: as vitaminas são necessárias em quantidades muito pequenas, e os alimentos utilizados devem ser frescos para proporcionar aos peixes uma vida longa e saudável.
São classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis baseado na sua solubilidade. As vitaminas são substâncias orgânicas de extrema importância para o crescimento, saúde, reprodução, mas são requeridas em pequenas quantidades na dieta.
Cada vitamina possui uma função específica no organismo e a ausência, ou deficiência de uma não pode ser substituída, ou compensada por outra.
Sintomas e deficiência
A falta de vitamina E pode causar insônia, colesterol alto e até queda de cabelo. A vitamina E está presente em alimentos como os cereais e no óleo de sementes. Algumas doenças causadas pela falta de vitamina E e também os alimentos ricos nessa vitamina que se deve comer para evitá-las estão listados a seguir.
Doenças causadas pela falta de vitamina E
Algumas doenças que podem ser geradas pela falta de vitamina E no organismo são: infertilidade; dificuldade de engravidar; aborto; queda de cabelo; pele e cabelos secos e sem vida; síndrome do climatério;
Cistos na mama;
Cansaço excessivo;
Desânimo;
Taquicardia;
Infarto do miocárdio;
Arteriosclerose;
Doença vascular periférica;
Trombose;
Embolia;
Tendinite;
Tromboflebite;
Cãibras;
Dificuldades na cicatrização;
Agregação plaquetária;
Má absorção nutricional.
Estes são alguns dos sintomas mais comuns, mas não é preciso ter todos os sintomas para identificar a deficiência de vitamina E no sangue. A falta de vitamina E pode ser tratada com o consumo de alimentos ricos em vitamina E ou com a toma de um suplemento alimentar à base de vitamina E.