Vitaminas
As vitaminas são substâncias importantes para nosso metabolismo. Elas ajudam a prevenir doenças, mas, a maioria não são produzidas pelo nosso corpo. Sem elas, o metabolismo do nosso corpo fica lento, e sua falta pode ocasionar várias doenças.
Podem se dividir em: Lipossolúveis, Hidrossolúveis.
Lipossolúveis: Vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não solúveis em água. Para serem absorvidas é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são as vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K. As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos. Por isso longos cozimentos devem ser evitados. As vitaminas hidrossolúveis são: vitaminas do complexo B; vitamina B1; vitamina B2; vitamina B6; ácido pantotênico; niacina; biotina; ácido fólico (folato); vitamina B12; vitamina C.
Hidrossolúveis: As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo organismo através da urina.
Mas também podem gerar problemas, como por exemplo, Hipervitaminose (excesso de vitaminas), ou Avitaminose (falta de vitaminas):
Hipervitaminose- ou envenenamento por vitamina, refere-se à condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas, que podem levar a sintomas tóxicos. Os nomes médicos das diferentes condições