Vitaminas
A vitamina A, também denominada retinol, é um micronutriente, lipossolúvel e uma das mais importantes. Ela é facilmente transformada no organismo humano em ácido retinóico (sua forma ativa), sendo que esta substância existe em duas principais formas: all-trans retinoic acid (ATRA, o mais importante) e 9-cis retinoic acid (9-cis RA).
Fórmula estrutural plana da Vitamina A (Retinol)
Essa vitamina possui diversas funções, no entanto, a principal está relacionada com a visão. Além disso, participar do desenvolvimento dos ossos, possui ação protetora na pele e mucosa, possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, participa do fortalecimento do sistema imunitário, está relacionada com o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário e para a manutenção do bom estado do cabelo.
A vitamina A encontrada em alimentos de origem animal, como leite, ovos, fígado esardinha; em vegetais folhosos de coloração verde-escura, como brócolis, couve, espinafre, entre outros; em vegetais e frutos de cor amarelo-alaranjado, como laranja, mamão, pêssego, abacate, cenoura, entre outros.
No organismo, sua absorção ocorre de forma semelhante à das gorduras, sendo que quando há anormalidades na absorção destas, há também uma redução da absorção do retinol. Quando a absorção ocorre normalmente, ela é praticamente integral.
Em casos de deficiência desta vitamina (hipovitaminose A), podem ocorrer diversas alterações no organismo do indivíduo, como:
Xeroftalmia, sendo que este é um dos problemas oculares que ocorre devido à deficiência do retinol, sendo que a cegueira noturna, onde o indivíduo não consegue enxergar com maior precisão em locais pouco iluminados, é uma das mais frequentes;
Hemeralopia, que é visão noturna deficiente, que é distinta da cegueira noturna, pois causa ressecamento ocular, aumentando o atrito entre as pálpebras e os olhos,