Vitaminas A E D Trabalho Escrito
Curso de Medicina
Disciplina: Bioquímica Médica II
Profa. Me. Alessandra Pupin Silvério
Vitaminas A e D
Camilla Ribeiro de Oliveira
Igor Cândido Viana Gonçalves
Lara de Albuquerque Sousa
Letícia Vivian de Souza Franco
Lucas Rocha Rabelo Matheus Dias Ribeiro
Matheus Robin Caixeta
Murilo Campos Silva
Alfenas
2014
Vitaminas
As vitaminas são compostos essenciais à saúde do homem e outros vertebrados, mas que não podem ser sintetizados por eles e, portanto, devem ser obtidos dos alimentos. Existem vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. As lipossolúveis são as vitaminas A, D,E e K; as hidrossolúveis são as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12, folato, biotina e C.
As vitaminas lipossolúveis são armazenadas nos tecidos. As vitaminas lipossolúveis não são absorvidas ou extraídas da dieta tão prontamente quanto as vitaminas hidrossolúveis; todavia, quantidades consideráveis são armazenadas nos tecidos. Com exceção da vitamina K, elas não atuam como coenzimas. As vitaminas A e D se comportam mais como hormônios. A vitamina A e a vitamina D, mas não as vitaminas E e K, podem ser tóxicas em excesso.
Vitamina A
“Vitamina A” é um termo genérico utilizado para definir três compostos: retinol, retinal e ácido retinoico, todos encontrados em animais. O mais ativo desses derivados é o ácido retinoico. O termo“retinoides” tem sido usado para definir essas três substâncias, como outros compostos sintéticos associados com atividades semelhantes à vitamina A.
A pró-vitamina da vitamina A é o β-caroteno, encontrado nos alimentos vegetais. No intestino delgado, o β-caroteno é hidrolisado e convertido em todo-trans-retinal pela ação da β-caroteno dioxigenase. O metabolismo subsequente realizado nos enterócitos produz retinol e ácido retinoico, que são transportados para o fígado para armazenamento.
Absorção de vitamina A aumenta com a idade e sua remoção pelo fígado diminui, de modo que vitamina A permanece em