Vitaminas lipossoluveis
Escola de Enfermagem- DEMCAE
Disciplina: Introdução à Nutrição
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Salvador
2011
As Vitaminas: Com Foco nas Lipossolúveis
As vitaminas são nutrientes muito importantes para o funcionamento do organismo, sendo que, a maior parte delas é obtida através de uma alimentação equilibrada para evitar certas doenças. As vitaminas diferem entre si consideravelmente quanto à estrutura, propriedades químicas e biológicas e atuação no organismo. Receberam nomes científicos, mas são vulgarmente conhecidas por letras maiúsculas ou por um termo associado à doença produzida pela carência da vitamina no organismo.
A falta de vitaminas no organismo (hipovitaminose) pode acarretar doenças como: anemia (falta de vitamina B12), dificuldades de coagulação (falta de vitamina K), alterações na visão, pele, sistema nervoso e circulatório (falta de vitamina A).
Algumas das principais causas da hipovitaminose são: redução da ingestão, diminuição da absorção, alterações da flora intestinal e alterações do metabolismo. Por outro lado, o excesso de vitaminas no organismo (hipervitaminose) pode ocorrer em alguns casos em que o consumo ou a suplementação da vitamina é acima do recomendado. O excesso no consumo de vitaminas pode causar cálculo renal (vitamina D), comprometer o sistema renal, ou até mesmo ser tóxico ao organismo.
As vitaminas lipossolúveis, encontradas nos óleos e gorduras dos alimentos, são solúveis em gorduras. São armazenadas no fígado e no tecido adiposo, absorvidas pelo intestino humano, através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. As vitaminas lipossolúveis mais importantes para o homem são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas, sobretudo, no fígado e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores. A capacidade de armazenamento de vitamina K é reduzida.
Vitamina K
A vitamina K é uma