Vitaminas b1e b2.
A Vitamina B1 (nome químico tiamina, anteriormente conhecida também por vitamina F) tem as seguintes funções no organismo:
· Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
· Auxilia as células no metabolismo da glicose e sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversivel.
A carência desta vitamina na alimentação humana pode conduzir à avitaminose, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e o beribéri.
Sinais de falta: Insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória, problemas de concentração. A deficiência ocorre freqüentemente em pacientes com dependência de álcool, desnutridos, com vômitos frequentes (incluindo gestantes com hiperêmese gravídica) e após cirurgia bariátrica (gastroplastia redutora).
Podem prejudicar a absorção da Vitamina B1: Álcool, café, cigarro e antiácido.
Há algumas evidências que sugerem que certos peixes de rio crus, ostras cruas e samambaias produzem uma enzima que destroi a vitamina B1.
Fontes de vitamina B1 Sementes de Girassol Avelã Ervilha .Feijão .Pistache. Noz-pecã .Soja .Castanha de caju .Amendoim. Pão integral. Fiambre (Presunto). Arroz integral .Cereal integral. Cerveja .Noz Fígado. Rim .Carne de porco. Peixe .Legumes. Linhaça. Verduras amarga. Gema de ovo Macarrão integral. Beterraba. Jaca. Linguiça .Laranja. limão .maçã.
Rivofina B2
A riboflavina é essencial para o metabolismo de carboidratos, aminoácidos e lipídeos e assegura a proteção antioxidante. Devido aos seus papéis fundamentais no metabolismo, as deficiências de riboflavina são as primeiras evidências nos tecidos de rápida regeneração celular, como a pele e os epitélios.
A riboflavina (lactoflavina ou vitamina