Resumo sobre conhecimento científico e método científico
Segundo Koche (2010) o conhecimento do senso comum é a forma que o homem utiliza para interpretar a si mesmo, seu mundo e o universo como um todo. De acordo com Marconi e Lakatos (2005) senso comum também chamado de conhecimento ordinário ou empírico caracteriza-se por ser predominantemente:
• Superficial: conforma-se com a aparência, expressando-se por frases do tipo, “porque disseram”, “porque todo mundo diz”.
• Sensitivo: referente a vivências e emoções da vida diária.
• Subjetivo: o indivíduo organiza suas experiências e conhecimentos que adquire por vivências ou por “o que ouvi dizer".
• Assistemático: a organização das experiências não visa à sistematização das ideias.
• Acrítico: verdadeiros ou não, a pretensão dos conhecimentos não se manifesta de forma crítica.
Um bom exemplo de senso comum são as crenças de indivíduos de uma região. Por exemplo, costumes familiares que são passados de pai para filho e acabam atravessando gerações, mas não tem comprovação científica.
Já o conhecimento científico é real. Surge da necessidade de o homem não assumir uma posição passiva. O conhecimento científico é factual, lida com os fatos, constitui o conhecimento contingente, suas proposições ou hipóteses tem sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência.
Esse tipo de conhecimento também se torna sistemático, pois se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias, as teorias. É verificável e constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo e por esse motivo pode ser aproximadamente exato com novas proposições.
As teses, as dissertações e as monografias caracterizam-se conhecimento científico, pois são voltadas aos estudos das ciências.
Segundo Marconi e Lakatos (2005) o que diferencia o conhecimento científico do senso comum é forma, modo ou o método e os instrumentos do conhecer.
Todas as ciências utilizam os métodos científicos. O