O historico do metodo cientifico
Curso de Engenharia Civil
O Histórico do Método Científico
Ipatinga/MG
Junho 2011 Elaborado pela aluna
Erika Oliveira Buzeli
Trabalho apresentado à Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga, integrante do Projeto Interdisciplinar do Primeiro Período do curso de graduação em Engenharia Civil, o qual se constitui um dos requisitos básicos para conclusão do referido curso.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com a intenção de facilitar o entendimento em relação ao método científico. Será visto por intermédio deste, algumas citações de maior interesse para o estudo da disciplina Metodologia e Normatização de Trabalhos Acadêmico-científicos e para tal, será abordado através deste trabalho resumos e nossas respectivas opiniões em relação às citações.
2. FICHAMENTO DO TEXTO “O HISTÓRICO DO MÉTODO CIENTÍFICO” 2.1 – Dados Bibliograficos da Obra
BERVIEN, Pedro Alcino; CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: O histórico do método científico. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. 2.2 – Fichamento nº 1
2.2.1- Citação
“Filosofar é interrogar. A interrogação parte da curiosidade, que é inata. Ela é constantemente renovada, pois surge quando um fenômeno nos revela alguma coisa de um objeto e ao mesmo tempo nos sugere o oculto, o mistério. Este impulsiona o ser humano a buscar o desvelamento do mistério. Vê-se, assim, que a interrogação somente nasce do mistério, que é o oculto enquanto sugerido” (p.10).
2.2.2- Resumo
A filosofia impulsiona a reflexão. Não é estática, pois sempre se renova. Através dela buscamos sempre a verdade. A filosofia surge da dúvida e da vontade de descobrir e desvendá-la, assim filosofar é refletir sobre um saber, em que se interroga sobre ele e problematiza-o.
2.2.3- Opinião
De fato, nota-se que interrogar e filosofar são palavras sinônimas e