Vitamina
O ácido fólico é a vitamina B9 do complexo B, abundante nas folhas verdes (daí o nome fólico). Folato é um termo genérico para os compostos que têm atividade vitamínica similar a do ácido pteroilglutâmico e é a forma da vitamina naturalmente encontrada nos alimentos. Ácido fólico é a forma sintética do folato, encontrada em suplementos vitamínicos e alimentos fortificados.
Onde são encontradas: A vitamina B9 pode ser facilmente encontrada em vegetais folhosos, na levedura de cerveja, no fígado de boi, no milho, legumes, aspargos; Feijões; Levedura de cerveja; Brócolis; Repolho; Couve de Bruxelas; Couve-flor; Vegetais de folhas verdes; Lentilhas; Fígado; Cogumelos; Suco de laranja; Batatas; Soja.
Deficiência pode causar: Nos casos de hipovitaminose relacionada a esta vitamina, os sinais clínicos apresentados pelo indivíduo podem ser: anorexia, apatia, anemia, cefaleia, distúrbios digestivos, cansaço, falta de ar, ulcerações na cavidade oral, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização e fraqueza. Já no caso contrário, quando há uma hipervitaminose, o indivíduo pode apresentar: euforia, excitação e hiperatividade.
Excesso: Quando em excesso no organismo, a vitamina B9 causa euforia, excitação e hiperatividade e quando em falta, o ácido fólico causa insônia, ulcerações na cavidade oral, anorexia, apatia, anemia, dificuldade de memorização, cefaleia, distúrbios digestivos, cansaço, falta de ar, problemas de crescimento, e fraqueza.
Recomendação: As recomendações diárias As recomendações diárias do Dietary Reference Intakes de vitamina B9 é de 400mcg para homens adultos e mulheres adultas. Embora muitos alimentos são enriquecidos com vitamina B9, a sua falta é bastante comum em comparação com outras vitaminas do complexo B. Um alto consumo é recomendado principalmente na fase de crescimento.
Referências: GALLOT, SUZANNE. As vitaminas. . São Paulo: Difícil, 1961. 134p.,A enciclopédia de vitaminas e