projeto
1. Estados Limites de Serviço (ou de utilização):
“Estados limites de serviço são aqueles relacionados à durabilidade das estruturas, aparência, conforto do usuário e boa utilização funcional da mesma, seja em relação aos usuários, seja às máquinas e aos equipamentos utilizados”.
A garantia do atendimento destes Estados Limites de Serviço (ELS) se faz com a garantia, conforme a situação de não se exceder os Estados Limites Descritos a seguir;
1.1. Estado limite de descompressão (ELS-D):
Estado no qual toda seção transversal está comprimida, e em apenas um ou mais pontos da seção transversal a tensão normal é nula, calculada no estádio I, não havendo tração no restante da seção (exceto junto à região de ancoragem no protendido com aderência inicial onde se permite esforço de tração resistido apenas por armadura passiva, respeitada as exigências referentes à fissuração para peças de concreto armado).
1.2. Estado limite de formação de fissuras (ELS-F): que se caracteriza em ter-se a máxima tensão de tração, calculada no Estádio I (concreto não fissurado e comportamento elástico linear dos materiais) não atingir aresistência à tração.
A resistência à tração na flexão é dada por fct, fl = 1,2 fctk, inf para peças de seção T e, igual a fct, fl = 1,5 fctk, inf para peças de seção retangular.
Sendo
1.3. Estado limite de abertura de fissuras (ELS-W)
Estado em que as fissuras se apresentam com aberturas iguais aos máximos especificados na tabela. A verificação da segurança aos estados limites de abertura de fissuras deve ser feita calculando-se as tensões nas barras da armadura de tração no estádio II (concreto fissurado à tração e comportamento elástico linear dos materiais).
Nos estados limites Estado limite de descompressão (ELS-D) de formação de fissuras (ELS-F) na falta de valores mais precisos, admite-se que a razão entre os módulos de elasticidade do aço e do concreto tenha os valores ae = 15 para carregamentos freqüentes ou