Vitamina F
A vitamina F (Ácidos graxos essenciais) é solúveis nas gorduras, sendo composta por ácidos graxos insaturados obtidos de alimentos. A gordura insaturada ajuda a queimar a gordura saturada, com ingestão na proporção de dois para um. O consumo muito alto de carboidratos aumenta a necessidade da vitamina F1. São constituintes essênciais da membrana2.
Estrutura:
Nome trivial: Vitamina B1
Formula molecular: C12H17ClN4OS·HCl
Outros nomes: tiamina4
Função:
Previne o depósito de colesterol nas artérias.
Contribui para a saúde da pele e dos cabelos (protetores cutâneos).
Protege contra os efeitos danosos dos raios X.
Favorece o crescimento e o bem-estar, influindo sobre a atividade glandular e colocando o cálcio à disposição das células.
Combate enfermidades cardíacas1.
Ajuda na redução de peso, queimando as gorduras saturadas.
Os ácidos graxos essenciais são usados principalmente nos cosméticos de uso tópico e servem para deixar a pele macia por terem um efeito antiqueratinizante. São muito usados para tratar as peles secas, peles rachadas e envelhecidas3.
Doenças causadas pela deficiência (carência): Eczema – Acne1.
As fontes alimentares onde a vitamina F pode ser encontrada são as mesmas da vitamina A e, provavelmente, muitos dos sintomas atribuídos à carência de retinol são, na verdade, em grande parte, atribuíveis à carência de ácidos graxos essenciais.
Sabemos hoje, que os ácidos graxos essênciais são necessários para uma correta queratinização; mas, não se conhece, ainda, qual seja a necessidade diária de vitamina F a ser ingerida, diariamente, pelo homem.
Uma síndrome carencial de ácidos graxos foi descrita em pacientes submetidos à alimentação parenteral prolongada.
A carência desestabiliza o transporte iônico através da própria membrana. Esta carência se manifesta, a nível cutâneo, com o aparecimento de eritemas e descamações do couro cabeludo e das sobrancelhas, visto que os pêlos e os cabelos caem e, os que permanecem