Vitamina E
RUAN SILVA
DEOCLERIO ZANONI
MICRONUTRIENTES E VITAMINAS
Vitamina E
CURITIBA
2014
Vitamina E
“Ou tocoferol. Está na moda em muitos países. É a chamada vitamina da fertilidade; [...] Nossa necessidade dela é estimada em 15mg diários, e é obtida no gérmen dos cereais, óleos vegetais, milho, trigo, etc” (SANCHES-OCAÑA, 2009, p.455)
“Segundo a ingestão dietética de referencia (IDR), a atual recomendação é dada em equivalente de alfatocoferol por dia (alta-TE), sendo indicada ingestão diária de 15mg alta-TE para homens e mulheres adultos [...]”
15mg alfa-TE durante a gestação e 19mg alfa-TE durante a lactação (Institute of Medicine, 2000) (COSTA; ROSA, 2010, p.48)
“[...] a vitamina E é um componente lipofílico essencial para o organismo” (COSTA; ROSA, 2010, p. 44).
“[...] existe no gérmen dos cereais (em particular do trigo), nas sementes de girassol e nos frutos secos. Alguns frutos de carne, como a azeitona ou abacate, também registram essa vitamina nas suas propriedades naturais [...]” (www.alimentacaosaudavel.org, Nutrientes)
(LEVENO, 2013 p.326)
“A vitamina E, que age como um antioxidante lipossolúvel, encontra-se na maioria das membranas celulares[...] um antioxidante consegue formar uma barreira entre uma molécula-alvo – acido graxo insaturado em uma membrana celular[...]”
Por exemplo – e uma substancia à procura de seus elétrons.
O antioxidante doa seus elétrons ou hidrogênio à substancia que busca elétrons. Isso protege outras moléculas ou partes de uma célula do roubo de seus elétrons (p. ex, por ligações duplas de ácidos graxos insaturados). (WARDLAW; SMITH, 2013, p. 324)
“Na ausência de vitamina E, a quantidade de gorduras insaturadas nas células fica diminuída, provocando anormalidades estruturais e funcionais de organelas celulares tais como as mitocôndrias, os lisossomos e mesmo a membrana celular”