Tabela Periódica
Ao contrário dos períodos, as Famílias da Tabela Periódica são distribuídas de forma vertical, em 18 colunas. Os elementos químicos que estão localizados na mesma coluna da Tabela Periódica é considerado da mesma família, pois possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Esses elementos fazem parte de um mesmo grupo porque apresentam a mesma configuração de elétrons na última camada (camada de valência).
A numeração das Famílias da Tabela Periódica se inicia no 1A (representado em nossa tabela periódica com o número 1) e continua até o zero ou 8A (representado em nossa tabela periódica pelo número 18). Existe também a Família B.
A Tabela Periódica é divida em Metais, Não - Metais e Sem i- Metais e suas famílias são:
Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos
Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos
Família B (Grupo 3 à 12): Metais de Transição
Família 3A (Grupo 13): Família do Boro
Família 4A (Grupo 14): Família do Carbono
Família 5A (Grupo 15): Família do Nitrogênio
Família 6A (Grupo 16): Calcogênios
Família 7A (Grupo 17): Halogênios
Família 0 ou 8A (Grupo 18): Gases Nobres
O primeiro grupo é conhecido como Metais alcalinos (com exceção do Hidrogénio (H)) e a segunda família é a dos Metais Alcalino-Terrosos. O conjunto formado entre o grupo 3 e o grupo 12 ou Família B denomina-se Metais de Transição.
Depois desse conjunto vem o grupo 13 que é conhecido por Família do Boro, seguido da Família do Carbono (Grupo 14) e da Família do Nitrogênio (Grupo 15). O grupo 16 é conhecido como Calcogênios, o grupo 17 como Halogênios e, por fim, o grupo 18 que compreende os Gases Nobres.
As duas últimas linhas da Tabela Periódica representam as Famílias dos Lantanídeos e dos Actinídeos.