Vitamina E
Curso: Enfermagem (2013.1)
Disciplina: Bioquímica
Grupo: Bianca Falcão do Nascimento Silva - 11312837 Mayara Talita de Farias Queiroz - 11312838
Vitamina E A vitamina E compreende um grupo de oito substâncias semelhantes denominadas tocoferóis, sendo a mais importante o alfa-tocoferol.
Essa vitamina foi descoberta no ano de 1922 por Evans e Bichop, quando foi observado em um experimento com ratos que, na ausência de determinada substância, as fêmeas prenhes não conseguiam manter a gestação. Também foram observadas reações nos testículos dos ratos com deficiência dessa substância, considerada como sendo antiesterilidade, vindo daí o nome de vitamina E.
Esta vitamina é encontrada em verduras como (alface, agrião, espinafre, couve), em óleos vegetais como (de algodão, milho, soja, azeite de dendê, óleo de semente de açafrão), ovos, germe de trigo, semente de girassol, algodão, soja,banana, manteiga, carnes, nozes, amendoim, gergelim, linhaça, entre outros.
A vitamina E (tocoferol), possui importante função anti- oxidante protegendo os lipídios de membranas. Um efeito interessante do uso excessivo da vitamina E está relacionado com uma parente competição na absorção das demais vitaminas lipossolúveis, o que pode induzir a carência delas.
Essa substância também é importante na proteção contra os efeitos nocivos das substâncias tóxicas, sendo admitido nos dias de hoje, que protege contra o câncer, contra a arterioesclerose, Mal de Parkinson, cataratas, de inflamações das articulações e das complicações provocadas pela diabetes. É importante também na prevenção de doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e, também, é fundamental na formação dos gametas sexuais.
Nos animais (pelo menos em cobaias), a falta dessa vitamina lava à alterações neurológicas degenerativas da medula. Já nos humanos, as alterações neurológicas são: diminuição dos reflexos, diminuição da