Vitamina A
Tecnologia do Espírito Santo
Campus Vila Velha
Vitamina A
●
Por: Deyvid Porto, Renato Andrade.
●
Disciplina: Bioquímica.
●
Professores: Ana Raquel e Robson Jr.
2014/1
Introdução
A vitamina A é um grupo de hidrocarbonetos insaturados (lipofílicos) com atividade nutricional, incluindo o retinol e compostos relacionados, bem como alguns carotenoides. A atividade da vitamina A em tecidos animais é encontrada predominantemente sob a forma de retinol ou de seus ésteres, de retinal e, em menor quantidade, como ácido retinoico.
✔
Retinoides
✔
Carotenoides
A atividade da vitamina está associada a alguns carotenoides, cerca de 50, que apresentam atividade pró-vitamina A (são convertidos em vitamina A in vivo, de forma parcial). Para que um composto apresente atividades de vitamina A ou pró-vitamina A, ele deve apresentar algumas semelhanças estruturais com o retinol, como: ter pelo menos um anel beta-ionona intacto e não oxigenado e ter uma cadeia lateral isoprenoide com terminação de uma função de álcool, aldeído ou carboxíla.
✔
Estrutura de carotenoides comuns
Características
Os retinoides e carotenoides pró-vitamínicos A são compostos muito lipofílicos, em decorrência de suas estruturas apolares.
Associam-se a componentes lipídicos, organelas específicas ou proteínas transportadoras nos alimentos e na células vivas.
Em muios sistemas alimentares, são encontrados em associação a gotículas de lipídeos ou micelas dispersas, em meios aquosos. Por exemplo, estão presentes nos glóbulos da gordura do leite, enquanto no suco de laranja os carotenoides associam-se a óleos dispersos.
Onde são encontrados?
Por que da associação do retinol com os carotenoides?
✔
✔
Alguns carotenoides, como o betacaroteno, dão origem ao retinol e compostos relacionados a este;
Reação;
Absorção e Armazenamento
Os retinoides são absorvidos com