Trabalho
Com aprovação da Assembleia Legislativa Edval Távora propôs um evento que seria o marco para o progresso e desenvolvimento do Ceara. A programação previa banquetes, discursos e declarações. Seria cinco dias de programação extra e depois viria a programação local.
Com o anúncio “ Televisão a maior novidade na Terra da Luz”. No dia 26 de novembro de 1960 as 17:00hs entra oficialmente ao ar Aderson Braz . O ex-prefeito de Fortaleza Paulo Cabral de sua opinião obre a TV : Brasil seria dono da metade do mundo se estivesse em poder cearense nos últimos 30 anos. E com varias outra opiniões a TV Ceara ficou enaltecida:
“ Marco para o progresso da nossa Capital” – Cordeiro Neto
“TV Ceara demonstra capacidade e iniciativa aos associados” – Wilson Gonçalves
“TV Ceara a muitos pareceu miragem de Cearense” – Eduardo Campos
A tv trazia filmes, comerciais, intervalos, shows regionais, dança, musica clássicas entre outros. Renato Aragão também estreou na TV Ceara com a “Comedia da Cidade. Passada a euforia de inauguração vinha então o trabalho árduo de criação sem repetições. Daí entra a prova de fogo.
A mudança de programação
O moralismo e o crescimento da cidade cobravam padrões em que a tevê seria obrigada a passar por transformações. E assim vieram as primeiras reclamações de programação. O jornal O Nordeste abriu suas baterias em 22 de dezembro contra os “maus caminhos” trilhados pela TV Ceara. No qual divulgou em sua manchete: Apresentação de cenas imorais – Famílias indignadas. Acusações foram feitas sobre os temas abordados como aborto, homossexualidade, incestos diziam que não era só frases maliciosas mas também ofensivas às pessoas dignas.
O outro lado do espelho / A Televisão e os Jornais
A TV ocupou um grande espaço na imprensa. Em 1961 mostrou “Por detrás das câmeras” . Alguns depoimentos suspeitos falam numa rivalidade entre o pessoal do jornal e os “artistas” da tv. A verdade é que a televisão nunca foi compreendida em