Sociologia
Capítulo Primeiro: O surgimento
A sociologia é uma ciência que surge em meio à queda da sociedade feudal e a consolidação na nova civilização capitalista. A sociologia vem com intuito de compreender a nova sociedade formada.
Martins discorre que “O surgimento da sociologia coincide com os últimos momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.”
A revolução industrial foi o marco da vitória da indústria capitalista. Onde o empresário, uma nova figura para sociedade, foi aos poucos se tornando detentor das maquinas, das terras e das ferramentas, passando a converter grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
No início da industrialização houve uma intensificação da pobreza de tal forma, que o ser humano que já era pobre passou a viver como verdadeiros animais, onde seus patrões não mostravam interesse em melhorar as condições de trabalho, somente de intensificar cada vez mais os lucros, independente da forma que fosse obtido.
O rápido processo de industrialização não somente encheu as cidades com o êxodo rural, mas trouxe consequências terríveis para essa nova forma de vida, como o aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, entre outros problemas sociais que embora já existissem forma ficando cada vez mais perturbador na vida urbana
A revolução industrial criou uma nova classe; o proletariado que era formada por trabalhadores da indústria, que descontente com seu trabalho promoveram manifestações e formaram os sindicatos, pois descobriram que unindo forças poderiam combater expressivamente os males que os assolavam.
A sociedade pré-capitalista a sociologia era inexistente devido esta sociedade ser estática, de forma que o ritmo o nível das mudanças não chegavam a formar na sociedade um objeto a