Ética
O que torna aceitável ou inaceitável sob o ponto de vista moral toda e qualquer ação está diretamente relacionado à questão cultural de um povo, porém, quando analisamos essa prática sob o ponto de vista ético, devemos considerar não somente esse aspecto (cultural), como também, os princípios que se colocam além das particularidades de cada cultura.
No caso do terrorismo - Do ponto de vista moral, dependendo da cultura de um povo, isso seria aceitável ou não, porém, do ponto de vista ético, seria uma prática racional, afinal, milhares de vidas estariam em risco por causa de uma única pessoa.
2. O que é necessário considerar para a formulação de juízos éticos? Explique.
Nenhuma teoria ética é perfeita, existem problemas com os diferentes modos de pensamento. O primeiro é que você jamais saberá se realmente estará ajudando a maioria até que os eventos se desencadeiem. É necessária uma análise do problema para averiguar qual teoria se encaixa melhor para sua resolução. 3. Qual a relação entre Ética e Felicidade para Aristóteles?
Aristóteles visa à felicidade como bem alcançado, quem compreende o que é a verdadeira felicidade e age nessa direção será justo com os demais e agirá com a razão
4. Discorra sobre o imperativo categórico e o agir por dever como fundamentos da ética kantiana: Para Kant, devemos sempre agir tendo como base o Imperativo Categórico: age de tal forma que a tua ação se transforme numa lei universal. Ou seja, a nossa ação é ética quando ela pode ser praticada por todos sem prejudicar ninguém, quando parte de um princípio universal. Em segundo lugar, a nossa ação não pode ser guiada por nossas inclinações ou interesses, mas sim pela boa vontade. Ou seja, porque é correto - o dever pelo dever. Portanto, o suicídio e a mentira não entram no conjunto do Imperativo Categórico porque não podem ser universalizados e têm um interesse como motivação.
Resumidamente: uma ação é considerada ética, segundo