redes
Toda pessoa está sujeita pelo menos a três tipos de riscos :
Risco genérico - a que se expõem todos os homens;
Risco específico - a que se expõem os trabalhadores de uma profissão;
Risco genérico agravado : risco pelas condições específicas de trabalho.
Condição insegura
Condição insegura de um local de trabalho são falhas físicas que comprometem a segurança do trabalhador. É responsável por 18 % dos acidentes.
Proteção mecânica inadequada;
Condição defeituosa do equipamento (grosseiro, cortante, escorrega-dio, corroído, fraturado, de qualidade inferior, etc), escadas, pisos, tubulações;
Fatores de Acidentes
Há cinco informações importantes em todos os casos de acidentes. São os chamados fatores de acidentes : o agente da lesão, a condição insegura, o tipo de acidente, o ato inseguro e o fator pessoal inseguro.
Teoria de Henrich
Entre os vários estudos desenvolvidos no campo da segurança do trabalho, nós encontramos a teoria de Heinrich. O que nos diz a teoria de Heinrich? Nos mostra que o acidente e consequentemente a lesão são causados por alguma coisa anterior, alguma coisa onde se encontra o homem, e todo acidente é causado, ele nunca acontece. E causado porque o homem não se encontra devidamente preparado e comete atos inseguros, ou então existem condições inseguras que comprometem a segurança do trabalhador, portanto, os atos inseguros e as condições inseguras constituem o fator principal na causa dos acidente.
Heinrich imaginou, partindo da personalidade, demonstrar a ocorrência de acidentes e lesões com o auxilio de cinco pedras de dominós; a primeira representando a personalidade; a segunda as falhas humanas, no exercício do trabalho; a terceira as causas de acidentes (atos e condições inseguras); a quarta, o acidente e a quinta, as lesões.
Personalidade: ao iniciar o trabalho em uma empresa, o trabalhador traz consigo um conjunto de características positivas e negativas, de qualidades e defeitos, que constituem a