Vitamina A
1 INTRODUÇÃOAs vitaminas são micronutrientes essenciais, exigidos pelo organismo em pequenas quantidades. Podem ser lipossolúveis ou hidrossolúveis. Neste trabalho, será descrito a vitamina A que é lipossolúvel e parte vital de uma dieta saudável.
Quando um indivíduo consome uma variedade de alimentos, a probabilidade de ele desenvolver uma deficiência desse nutriente é muito pequena, contudo indivíduos que seguem uma dieta restritiva tendem a não ingerir uma quantidade suficiente de uma determinada vitamina.
A deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública e provavelmente a causa mais importante a ser combatida para a prevenção da cegueira em crianças de países em desenvolvimento. Ela está em segundo lugar em relação aos problemas nutricionais, mesmo em países desenvolvidos, ficando atrás apenas do ferro.
Quanto aos carotenóides, menos de 10% são fontes potenciais de vitamina A, destacando-se o β-caroteno, quantitativamente o mais importante, além dos α e ɣ carotenos e criptoxantina. Atualmente, vários estudos têm mostrado que alguns carotenóides apresentam atividade antioxidante e, portanto, podem ser importantes nutricionalmente, não apenas em razão das funções como precursores de vitamina A.
2 INGESTÃO, ABSORÇÃO, BIODISPONIBILIDADE E METABOLISMO DA VITAMINA AEm condições normais, cerca de 70 a 90% do retinol da dieta são absorvidos, e mesmo em altas doses essa absorção ainda se mantém elevada. Entretanto, pelo fato de esta ser uma vitamina lipossolúvel, depende da ingestão concomitante de lipídios pra que seja adequadamente absorvida. Ésteres de retinila são hidrolisados na superfície externa da célula da mucosa intestinal e o retinol livre resultante é reesterificado intracelularmente para palmitato pela ação de enzima lecitina aciltransferase microssomal e secretado como um componente dos quilomícrons no sistema linfático (NOROM et al., 1986). O palmitato de retinila dos quilomícrons remanescentes é retirado pelas células do