Vitamina A
A vitamina A, também denominada retinol “vitamina do epitélio” é um micronutriente lipossolúvel e uma das mais importantes. Sua principal função está relacionada com a visão, participa do desenvolvimento dos ossos, possui ação protetora na pele e mucosas, participa do desenvolvimento do sistema imunológico, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes e conservação do esmalte dentário e também para boa conservação dos cabelos.
A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal como ovo, leite, fígado, sardinha; em vegetais folhosos de coloração verde. A deficiência dessa vitamina provoca a cegueira noturna, doença que diminui a capacidade visual, endurecimento dos revestimentos dos pulmões, intestino e do trato urinário, além de aumentar da susceptibilidade da pele a infecções. Os animais privados de vitamina A perdem o apetite. O crescimento ósseo é lento e não acompanha o crescimento do sistema nervoso, originando danos ao sistema nervoso central.
Para os bovinos a vitamina A é muito importante, pois atua na formação e manutenção da integridade da pele e das mucosas conjuntival, brônquica, vesical e uterina, e na membrana das células receptoras de luz da retina, desenvolvimento do sistema nervoso, desenvolvimento embrionário, proteção aos epitélios germinativos nos machos e epitélio vaginal nas fêmeas e manutenção da gestação em fêmeas prenhas. Quando ocorre ausência da vitamina A, percebe-se menor reprodução nos bovinos. Percebe-se sua eficiência na resistência a doenças, sendo que a sua carência é frequentemente observada em bezerros nascidos de vacas deficientes neste nutriente, pois nascem com reduzidas reservas vitamínicas, ficando dependentes somente do aporte do colostro e do leite da mãe, que é a única fonte de vitamina A nas primeiras horas de vida. Quando falta vitamina A ocorre diarréia, lacrimejamento, descarga nasal e, algumas vezes, falta de coordenação motora. A vitamina A não ocorre nos alimentos