Vitamina b2
A vitamina B2 é um componente termoestável do complexo B, indispensável à normalidade das funções orgânicas. Como preventiva (pelagra), intervém nos fenômenos metabólicos, tem função de coenzima intervindo na oxidação das células, participa no processo de crescimento, atua na regeneração sangüínea, no fígado, no trabalho cardíaco e no aparelho ocular. A riboflavina (lactoflavina ou vitamina B2; designada no passado também por vitamina G; nome sistemático 7,8 - dimetil-10-(D-1'-ribitil)-isoaloxazina) é um composto orgânico (flavina) da classe das vitaminas. No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açucares e proteínas e é importante para a saúde dos olhos, A riboflavina é utilizada como corante alimentar, sob a designação E101 ou E101 a (quando na forma fosfatada). A deficiência dessa vitamina manifesta-se por lesões na língua, lábios, nariz e olhos, vermelhidão na língua, rachaduras nos cantos da boca, descamação gordurosa da pele, hipersensibilidade à luz e vascularização intensa.
A riboflavina é necessária na síntese de dinucleótide de flavina- adenina (FAD) e do mononucleótido de flavina (FMN), dois co- fatores enzimáticos essenciais no funcionamento de enzimas importantes em diversas vias metabólicas, é a molécula fotossensível, degradando- se na presença de luz. A riboflavina atua como um intermediário na transferência de elétrons em numerosas reações essenciais de redução de oxidação. Participa assim em muitas rações metabólicas dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas e na produção de energia através da cadeia respiratória. As coenzimas de riboflavina são essenciais para a conversão da piridoxina (vitamina B6) e do ácido fólico nas suas formas co- enzimáticas e para a transformação do triptofano em niacina.
A riboflavina é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal superior por um sistema dependente de sódio e energia, envolvendo a fosforilação da vitamina á flavina mononucleotideo (FMN). Essa reação