Apostila comandos elétricos
INTRODUÇÃO
As aplicações de potência da eletricidade, a parte industrial é sem dúvida uma das mais importantes, sobretudo porque representa a transformação da energia elétrica como parte de um produto. Como tal, é freqüentemente integrante das atividades exercidas pelos profissionais da área, seja na forma de projetos elétricos, instalação dos equipamentos e acessórios, fator fundamental para que se obtenha elevada rentabilidade e racionalização dos procedimentos industriais, e com isso custos e preços otimizados. Dentro desta área de conhecimento situa-se a área dos comandos elétricos, que são técnicas e métodos para acionamentos de máquinas e equipamentos. O comando elétrico é composto de circuito de força, onde são registrados e ligadas as cargas, e circuito de comando onde os dispositivos de manobra e proteção são comandados. Por definição os comandos elétricos têm por finalidade a manobra de motores elétricos que são os elementos finais de potência em um circuito automatizado. Entende-se por manobra o estabelecimento e condução, ou a interrupção de corrente elétrica em condições normais e de sobrecarga. Os principais tipos de motores são:
• Motor de Indução
• Motor de corrente contínua
• Motores síncronos
Os motores, com a maior aplicação no âmbito industrial são os motores de indução trifásicos, pois em comparação com os motores de corrente contínua, de mesma potência, eles tem menor tamanho, menor peso e exigem menos manutenção.
A figura 1.1 mostra um motor de indução trifásico típico.
O motor de indução tem características próprias de funcionamento, que são interessantes ao entendimento dos comandos elétricos e serão vistos em capítulos posteriores. Um dos pontos fundamentais para o entendimento dos comandos elétricos é a noção de que “os objetivos principais dos