Dificuldade de leitura no ciclo inicial da alfabetização
LEONICE APARECIDA PIO
DIFICULDADE DE LEITURA NO CICLO INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO
DIAMANTINA
2010
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
LEONICE APARECIDA PIO
DIFICULDADE DE LEITURA NO CICLO INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO
Artigo científico apresentado à Faculdade De Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do titulo de especialista em Psicopedagogia.
DIAMANTINA
2010
DIFICULDADE DE LEITURA NO CICLO INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO
Leonice Aparecida Pio1
RESUMO
Este trabalho tem como proposta discutir as dificuldades de leitura, em especial no ciclo inicial da alfabetização, bem como suas implicações. As dificuldades de aprendizagem são decorrentes de aspectos naturais ou secundários são passíveis de mudanças através de recursos de adequação ambiental. As dificuldades de aprendizagem decorrentes de aspectos secundários são decorrentes de alterações estruturais, mentais, emocionais ou neurológicas, que repercutem nos processos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas.
Palavras-Chave: Leitura, Escrita, Dificuldades, Fracasso Escolar
Introdução A linguagem é uma manifestação da representação simbólica e, das funções, é a mais complexa por indissociar significante e significado, ou seja, a palavra é um significante. O signo é um significante diferenciado do significado. O símbolo tem uma grande semelhança com o objeto, é individual e motivado; toda a construção do símbolo vai permitir o pensamento simbólico, que vai ser a linguagem interna do sujeito. O signo é um significante social, arbitrário, convencional e irá constituir a linguagem racional. Os sistemas de significação são constituídos pela relação entre significado e significante, sendo que o significado é o que se quer representar e o significante é o