Informatica
“HISTÓRICO COMPLETO DO DISCO RÍGIDO”
Anderson Sroczynski Zacchi
Guarantã Do Norte-MT, 2011
ESCOLA ESTADUAL ALBERT EINSTEIN
INFORMATICA
Professor: Juliano Ciebres Santos
Guarantã Do Norte-MT, 2011
INTRODUÇÃO
Meu trabalho irá falar sobre o Histórico do Disco Rígido e abrangera os subtítulos: * DISCO RÍGIDO * A EVOLUÇÃO DO DISCO RÍGIDO * HISTORIA DO DISCO RÍGIDO * FUNÇÃO DO DISCO RÍGIDO * COMO OS DADOS SÃO GRAVADOS E LIDOS * FORMATAÇÃO DO DISCO RÍGIDO * EXEMPLOS DE ARQUIVOS * SETOR DE BOOT * CAPACIDADE DO DISCO RÍGIDO
CONCLUSÃO: O DISCO RÍGIDO
Disco Rígido ou disco duro, no Brasil chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester, "memória de massa" é a parte do computador onde são armazenados os dados.
O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador.Existem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SSD.
A EVOLUÇÃO DO DISCO RÍGIDO
Ainda no inicio da década de 1980 os disco rígidos eram modelos muito caros os de 10 megabytes custavam quase 2.000 dólares enquanto hoje compramos um de 160 gigabytes por apenas 100 dólares. No passado os discos rígidos eram muito grandes e com poca capacidade de memória, hoje em dia e totalmente ao contrario os HD que são comercializados hoje em dia domésticos varian de 10 gigabytes até 2.000 gigabytes, mas um HD empresarial pode chegar até dois terabyte.
HISTORIA DO DISCO RÍGIDO
O primeiro disco rígido foi feito pela IBM em 1957, e foi lançado em 14 de Setembro de 1956. Era formado por 50 discos magnéticos contendo 50000 setores, sendo que cada um suportava 100