Vitamina b2
“Vitaminas são compostos orgânicos que necessitamos em pequenas quantidades em nosso organismo, mas são indispensáveis para nossa sobrevivência. Elas participam de reações metabólicas do interior da célula, crescimento e manutenção da saúde animal, Elas podem existir em nosso organismo ou ser adquiridas através da alimentação.”
O nome vitaminas tem o significado (vita: Vida; Amina: grupo de composto nitrogenado) foi dado para indicar as substâncias orgânicas essenciais dieteticamente, distintas das proteínas, dos glicídios e lipídios. Posteriormente foi descoberto que nem todas as vitaminas eram formadas pelo grupamento amina, mas apesar do erro o nome se manteve, uma vez que o termo já era convencionalmente empregado.
Podem ser classificados em lipossolúveis (solúveis em lipídios e solventes orgânicos) e hidrossolúveis (solúveis em água):
• As lipossolúveis são: as vitaminas A, D, E e K e a principal característica destas vitaminas é sua capacidade de armazenamento no organismo, podendo ser armazenadas em grande quantidade e como são eliminadas lentamente não há a necessidade de consumi-las diariamente.
□ As hidrossolúveis são: As do complexo B(B1, B2, B6, B12), ácido nicótico (B3), ácido pantatênico (B5) encontram-se distribuídas nos vegetais, sua principal fonte, e podem ser determinadas também em alimentos de origem animal. São componentes de sistemas de enzimas essenciais. Várias estão envolvidas em reações de manutenção do metabolismo energético.
Vitamina B2
A vitamina B2 faz parte das vitaminas do complexo B. Ela também é conhecida como riboflavina. É de fácil absorção e não é armazenada pelo organismo (além de não ser sintetizada por ele), devendo ser reposta regularmente através da dieta ou pelo consumo de suplementos. Ela é obtida a partir de vegetais folhosos (couve,brócolis, espinafre, repolho, agrião, entre outros) ovos, carne, semente de girassol, ervilha, e em maior quantidade, da soja, do leite e de frutos