Visões diferentes do conceito de negociação
Podemos observar que na visão de Martinelli: A negociação é um conceito em contínua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados.
Na visão de Acuff: Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades.
Na visão de Hodgson: Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório.
E por fim na visão de Wanderley: Negociação é uma das formas de exercer a arte das escolhas e suas implementações.
DEFINIÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS
Podemos definir a negociação como uma atividade que envolve as concessões de barganhas, com um propósito de alcançar para ambas as partes um resultado satisfatório. Ela é conceituada de maneira bem ampla e acontece o tempo todo em um momento que as partes envolvidas estejam dispostas a realizar uma troca, é necessário chegar num acordo que satisfaça as necessidades de todos os envolvidos nessa troca, isso é negociar.
A negociação possui três variáveis básicas: O tempo, a informação e o poder, que o negociador não só precisa saber da existência, como também conhecê-las muito bem. O tempo é uma das ferramentas primordiais, e está presente até mesmo antes de se negociar, antes que se inicie o negociador precisa dedicar algumas horas de seu dia para fazer um planejamento e estudar o assunto que será discutido; está presente durante a negociação, pois é preciso que o negociador saiba o tempo necessário que deve se estender. A informação é parte necessária, pois agrega credibilidade a quem está falando e o assunto que se refere, além de que uma pessoa que possui informação consegue se desenvolver melhor em um processo de negociação pelo fato de conseguir maiores argumentos para contornar objeções. O poder deve ser utilizado com cautela, ética e postura pessoal, é ele que tem o papel de