Interdiciplinaridade no contexto escolar
PLURALIDADE CULTURAL
Fabiani Herzer
Prof. Eliane da Silva Kolling
UNIASSELVI /Temas Transversais 06/07/2012
Resumo
A sociedade brasileira é multicultural e também possuidoras de desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais por parte dos diferentes grupos. A escola é importante nesse processo e cabe aos professores conduzirem o processo como um todo. O próprio professor se vê perdido frente ao emaranhado de informações e exigências superiores a que é submetido. O professor não deve ser apenas como um ser passivo e mecanizado a passar conteúdos, mas ativos, capazes de agir na sociedade, principalmente na diversidade.
Palavras-chave: Pluralidade Cultural; Temas transversais; Interdisciplinaridade.
1 INTRODUÇÃO.
O que denota-se alguns apontamentos iniciais, tais como: a escola se encontra marcada por práticas cultural e historicamente arraigadas, bem como por teorias que deslocaram a responsabilidade da escola para o aluno, além de currículos e formação de professores insuficientes.
A escola possui grande parcela de responsabilidade na sociedade, principalmente por que é através dela que luta-se contra os males sociais, e contra a violência, que em que pode resultar a disputa étnica, religiosa e social, quando a intolerância e o desequilíbrio são levados ao extremo, expressa-se em números: sabe-se que 80% das guerras que ocorrem hoje derivam da intolerância étnica e religiosa em conflitos internos.
Nesse paper tratar-se-á sobre interdisciplinaridade, contexto escolar e pluralidade cultural.
2 MULTICULTURALIDADE E DOCÊNCIA
Reconhecer que a sociedade brasileira é multicultural significa compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem. Entretanto, significa também constatar as desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais por parte dos diferentes grupos, em que determinantes de classe social, raça, gênero e diversidade cultural