Visão sistêmico
Num contexto geral , a ideia é evoluir , desenvolver , idependentemente se esse desenvolvimento vai ser benefico apenas para quem tem condições , já com essa nova visão de mundo ( pensamento sistêmico) antes desse desenvolvimento passa-se a questionar o ser humano com perguntas tais como :” De que adianta o avanço tecnológico , se ele agrava a desigualdade social ?”
No mundo atual a população segue a filosofia de que o princípio básico é a racionalidade , experiências vividas , coisas que de certo modo foram comprovadas, mas se levarmos em conta outros fatores que envolvem o ser humano como podemos utilizar estes princípios , sendo que o ser humano está sempre mudando conforme a passagem do tempo .
O desenvolvimento não é direito apenas de quem tem condiões financeiras e sim de todos os seres humanos . Uma questão de justiça , não é porque desde sempre foi assim , que devemos persistir. Tomamos uma situação hipotética : Surge um novo meio de aprendizado no qual as crianças podem aprender com maior facilidade , tendo uma evolução significativa na sociedade e nos seus comportamentos , não é justo que somente as crianças ricas tenham acesso a essa novidade.
Capra tem uma tese que nos esclarece bem essa nova visão , segundo ele quanto mais estudamos os problemas atuais mais temos a certeza que eles estão interligados , então necessitamos de uma nova percepção , de uma nova realidade para resolvermos ou pelo menos amenizaarmos..
A sociedade atual tem um certo preconceito com qualquer coisa nova que não tenha provas concretas . É impossível