a quinta disciplina de petter senge
“As organizações mais bem sucedidas serão as que aprendem”. De fato a competitividade e concorrência global têm impulsionado o aprendizado por parte das empresas. Não há apenas uma grande organização dominando determinado mercado, novas empresas surgem no cenário mundial e isto exige a busca de inovação, tanto em produtos como a busca de pessoas dispostas a trabalhar em equipe e a aprender, deixando de lado a visão “instrumental” do trabalho. A organização que aprende está fundamentada em cinco disciplinas básicas, quais sejam o pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipe.
Em suma o Domínio Pessoal aplica-se na questão do envolvimento pessoal, ter em mente objetivos, estimular o aprendizado e crescimento próprios, saber o que é realmente importante. As empresas têm especial participação neste processo para a obtenção de resultados satisfatórios e real interação mútua. É preciso haver a conexão entre “a aprendizagem pessoal e aprendizagem organizacional, nos compromissos recíprocos entre indivíduo e organização, e no espírito especial de uma empresa composta de pessoas dispostas a aprender”.
Modelos Mentais são criados individualmente e controlam a maneira de pensar, são pré-conceitos. Muitas vezes estes estão demasiadamente arraigados o que nos cega para novas idéias, neste ponto é que poderá afetar a vida da organização. Exige um constante aprendizado atingir o equilíbrio entre a capacidade de expor as próprias idéias e aceitar opiniões contrárias, além das perspectivas individuais. A Visão Compartilhada engloba mais do que apenas saber a missão de uma organização, significa enxergar o futuro e ver-se dentro dele, agregando, contribuindo. É a participação plena, total e por vontade própria.
Na Aprendizagem em Equipe o principal fator é o diálogo. Discutir e chegar em um