Visão, Missão e Valores
Devido a busca por resultados, alta competitividade de mercado e a semelhança entre os produtos e serviços, fizeram com que as empresas começassem a agir de forma ideológica, apostando no seu conjunto de missão e visão.
Nenhuma organização começa com esses elementos claros. Essas sínteses acabam se desenvolvendo juntamente com a empresa.
O que é?
Missão: É a razão de ser da empresa. Deve refletir o propósito básico da existência da organização, pensando principalmente na sustentabilidade do negócio a longo prazo. Os retornos financeiros devem ser resultado de uma missão bem sucedida e não ao contrário.
Visão: Deve refletir as expectativas do negócio, espelhando o que a organização se propõe a ser no mercado, o que ela almeja alcançar.
Como definir Missão e Valores?
Missão:
- Destacar as atividades da empresa (mercados que ela serve, áreas que atua,e serviços que oferece)
- Enfatizar as atividades que a empresa desempenha, e que diferencia ela das outras
- Ser claro e conciso
A missão deve estar captando o propósito da empresa. Deve estar traçando um quadro atraente, transmitir uma imagem tangível e concreta da organização.
Visão:
- Identificar as crenças e princípios que orientam as atividades e operações da empresa
- Aderir um espação para que as pessoas se expressem, dando ideias
- Definir onde a empresa quer chegar
A declaração de visão da empresa deve corresponder à realidade. Visões fantasiosas geram confusão e alienação entre os envolvidos.
Estas descrições norteiam o planejamento estratégico e é em direção a elas que devem apontar todos os objetivos de curto e médio prazo, assim como todos os indicadores usados no dia a dia na gestão do negócio.
Qual a importância no planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é geralmente utilizado por médias e grandes organizações, por exigir constantes mudanças, interferindo na zona de conforto de todos os envolvidos com