Missão, Visão e Valores
CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ISIS LAIANE HIRATA
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – DEFINIÇÃO DAS DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
SÃO PAULO
2014
Missão – Proposito de existência das organizações
A missão é o que a empresa faz, é a razão de sua existência. Na elaboração da missão, devem conter referências que nortearão as definições de estratégias da organização. Qual o ramo, clientes, foco, compromisso, contribuição social. Ela é uma declaração que individualiza e distingue outras do mesmo ramo de negócios.
Segundo Drucker “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é a razão de existir da organização e torna possíveis, claro e realista e os objetivos da empresa”.
Para a formulação da missão, podemos nos perguntar:
Qual o negócio? Qual responsabilidade social? Para quem e para que deve fazer? Como e onde deve fazer?
Exemplos de missão:
Visão - O que a organização idealiza
A visão é o que a empresa quer conquistar é a forma que ela quer ser vista, reconhecida no futuro, é onde ela estar e onde quer chegar. A construção da visão se inicia pelo topo da organização, pelo nível estratégico, deve ser positiva e inspiradora, para que motive a todos da organização a construir esse sonho, desejo, vontade, ambição, tornando realidade.
Para a definição de visão, deve realizar as seguintes perguntas:
Qual é o nosso objetivo? O que desejamos realizar e mudar? O que fazemos melhor?
Exemplos de visão:
Valores – Princípios de uma organização
Os valores ou princípios é a conduta da empresa, são definidos também como crenças para a tomada de decisões. Podem ser entendidos como ideais a serem seguidas, por isso incluem frases e conceitos. Não existe uma norma para a sua construção, cada empresa pode definir por si só quais princípios elas devem ter.
Segundo Serra Torres